Páginas

TRANSLATE

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Gelatina

Ela é colorida, gelada e bem docinha.  Há diversos sabores e cores para você se "divertir"  ! 
Mas, você sabe do que a gelatina tradicional é feita?

438879 Gelatina 1 Gelatina: benefícios, dicas, receitas
Gelatina Tradicional 
       Conhecer a gelatina todo mundo conhece. Há tantas opções no supermercados. Porém poucos sabem do que ela é feita. Por trás daquele "saboroso" alimento, há muita crueldade...
      Assim que me tornei vegetariana, um primo comentou que eu não poderia mais comer gelatina, confusa quis saber o motivo e ele me disse que era feita de cartilagens de animais, não acreditei, mas resolvi pesquisar.
   Novamente usarei o dicionário para definir o que é gelatina: (ge.la.ti.na) sf. 1 Quím. Proteína transparente que se extrai de tecidos animais (ossos, cartilagens etc.), us. como alimento ou na fabricação de vários produtos. (*)   

Boas para uns, ruins para outros... Quanta crueldade há por trás dessas pacotinhos, pobres animais! Mas agora você já sabe, e não precisa mais comer.
 
   Talvez você esteja bastante assustado com isso, não é? Entendo, eu também fiquei quando soube. Quando conto aos meus amigos nenhum deles acredita, e dizem que estou mentindo. Compreendo essa reação, não dá mesmo  para acreditar de imediato que a gelatina é feita dessa maneira. Mas não se desespere, há a opção da gelatina vegetal de ágar-ágar ou kanten que é uma substância extraída de algas vermelhas, ela forma uma gelatina transparente e sem sabor, na hora do preparo você pode adicionar suco ou polpa de frutas de sua preferência para dar gosto e cor, caso queira adicione também açúcar. Infelizmente eu ainda não encontrei a ágar-ágar, então estou sem comer gelatinas desde que parei de comer carnes, mas quando eu encontrar, farei e darei minha opinião sobre.

Ágar-ágar ou Kanten 
(sem adição de suco ou polpa de frutas


(*) dicionário caldas aulete da língua portuguesa edição de bolso  de acordo com a nova ortografia


E então, você vai continuar comendo ossos e cartilagens triturados de animais ou vai passar a consumir gelatina vegetal?  
   

15 comentários:

  1. O site da Dr. Oetker mesmo diz que a Gelatina deles é de origem bonina (se for em pó) ou suína (se for em folhas).

    http://www.oetker.com.br/?actA=6211&categoriaID=1&perguntaID=12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Horrível, não é?
      Bom para provar que estou falando a verdade HEHE
      Beijo

      Excluir
    2. Av. Mercúrio, 146, Brás - São Paulo -SP casa de saron...lá tem agar -agar e muitas outras coisas boas

      Excluir
    3. http://www.lojacasadesaron.com.br/

      Excluir
    4. Mas eu moro looonge! rs
      Obrigada.

      Excluir
    5. Na internet você encontra agar-agar, só sai um pouco cara, mais da uma pesquisada.

      Excluir
    6. Encontrei agar recentemente, mas ainda não acertei no preparo. Ela está ficando com gosto estranho. Ainda estou testando.

      Beijo : ]

      Excluir
  2. Karine, sei que o post é antigo,mas vou arriscar....
    Vc sabe se a gelatina vegana produz aquela substância que deixa as unhas fortes?
    Minhas unhas estão bem fracas e o médico me receitou cápsulas ou gelatina em pó, vendidas em lojas de produtos naturais, mas pelo que soube essas tb contém colágeno...
    Estou introduzindo a alimentação vegetariana aos poucos, comecei tirando a carne vermelha que ñ como há 8 anos, agora estou cortando os embutidos e a carne branca, sei que precisaria consultar um nutricionista, mas não tenho grana pra isso,rs, então estou pesquisando e tentando sozinha mesmo.

    um beijo e obrigada!
    Paty

    pat_cristais@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cara Karine tente a gelatina Dr.Oetker Meu Lanchinho ela é 100% de origem vegetal Além de ser ótima opção de merenda seja para filhos na escola ou para o trabalho pois não derrete.espero ter ajudado-a.

      Excluir
    3. Isso mesmo! A Dr. Oetker tem a linha tradicional de gelatinas, que é de fonte animal. E tem a linha "Meu lanchinho", feita com agar-agar, que não derrete tão facilmente fora da geladeira, por isso o nome, inclusive, pois pronta pode ser levada de lanchinho, sem que derreta. A linha "Meu lanchinho" é vegana. As demais gelatinas da Dr. Oetker não são. bjs.

      Excluir
  3. O problema é que a Dr.Oetker Meu Lanchinho é processada na mesma maquina que é feita as de origem animal, portanto, vai ter resíduos de morte... ops de animais mortos.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, produtos veganos são como os orgânicos, muito caros!! querer proteger os animais é lindo, mas conseguir, é outra coisa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou rica, e sou vegana. É mais barato comprar brócolis que qualquer carne. Comer comida vegana simples, não é caro. O que sai caro é tentar o tempo todo buscar alimentos veganos que pareçam alimentos de origem animal. Com 30 reais, onde moro, faço a feira aos domingos e tenho alimentos para a semana toda. Compro o básico no mercado (arroz, feijão, óleo, farinha de trigo). Mas gasto menos que uma pessoa que come carne gasta. Como legumes refogados, almôndegas de grãos (feijão, lentilha, ervilha...). Um quilo de carne bovina não sai por menos de 15 reais (tô chutando baixo até). Se fizer uma compra de alimentos refinados veganos sairá tão caro quanto de alimentos refinados não veganos. Com um quilo de grão de bico, faço cerca de 40 hambúrgueres, congelo e de vez em quando, como 2 em alguma refeição. Aí pode dizer que dá trabalho, mas comida carnívora "gostosa" também dá. Um bifão só com sal, pouca gente gosta de comer todos os dias. Eu realmente gosto muito de legumes, grãos, verduras e frutas. Se uma pessoa não gosta muito desses alimentos e ama carnes, fica difícil mesmo ser vegano.

      Excluir
  5. Sou vegetariana há muitos anos quase 30 e não sou amiga de doces... mas um dia recebi amigos em casa e fiz uma gelatina sobremesa de manga e laranja usando o agar agar e não é que ficou a cheirar e com sabor a peixe?? SEI! que é uma alga e por isso eu acabei por consumir mas mais ninguém consegui, sabe dizer-me a razão? Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz que esteja aqui, você é livre para opinar.
Agradeço-lhe caso não use palavras ofensivas para se "expressar."
Lembrando que comentários em ANÔNIMO são permitidos, pois acredito que se eu não permitisse, estaria criando assim uma ditadura. Mas não se intimide em comentar publicamente.

Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...