Páginas

TRANSLATE

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Queratina, Colágeno, Tutano e Lanolina.

Provavelmente você conhece esses quatro nomes citados acima, 
eles fazem parte da composição de vários produtos, principalmente para pele e cabelo. Mas você sabe de onde eles vem? E o que são?


 Queratina - Proteína encontrada em humanos e animais. No homem essa proteína está presente nas unhas e cabelo, e é importante para o crescimento dos mesmos. Para ser utilizada em processos industriais (fabricação de cremes, esmaltes, xampus, etc...), a queratina pode ser extraída a partir da e de fios de cabelo, porém, a fonte mais utilizada é a pena da galinha. 


Colágeno - Proteína encontrada em células de origem animal. Mantém as células dos tecidos unidas e as fortalece, responsável também pela cicatrização e/ou regeneração em caso de corte ou cirurgia, entre outras ações. Empresas de cosméticos fazem muito uso dessa proteína em  cremes faciais à base de colágeno retirado dos bovinos, por exemplo, para prevenir o envelhecimento humano. 


      Tutano - Tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Serve para fechar as escamas dos fios de cabelo. Como já disse, ela ocupa o interior dos ossos,  então para ser usada na indústria ela é retirada dos ossos do boi.


   Lanolina - Obtida como subproduto da limpeza da lã dos carneirosé uma graxa amarelada e é excretada pelas glândulas sebáceas desses animais. Encontrada em muitos produtos de beleza, serve para hidratação da pele, repõe parte da gordura perdida dos cabelos, quando é feito o uso de xampu, entre outras ações. 


Está bem claro que esses quatro componentes  trazem bons resultados. Mas e agora? Você não quer machucar os animais. Então, como faz? Temos as opções vegetais. 

Queratina Vegetal - desenvolvida a partir da combinação de polímeros condicionantes de proteínas obtidas das sementes de arroz, soja, trigo e milho. 

Colágeno Vegetal -  colágenos “sintéticos” que alguns chamam de “colágeno vegetal”, é uma mistura de produtos químicos que garantem a mesma função.

Tutano Vegetal -  é extraído da seiva do bambu, rico em sais minerais, carboidratos e proteínas. Enquanto o tutano de boi hidrata e condiciona, o vegetal faz muito mais: acrescidos de outros ativos, promete hidratar, restaurar, nutrir, tratar e proporcionar emoliencia a fibra capilar.

Lanolina Vegetal - Green Lanolin, é substituta da Lanolina Animal, mantendo as características de toque, emoliência, hidrofilidade, brilho, espalhabilidade, emulsionabilidade entre outras, com a vantagem de ser originário de fontes vegetais, praticamente inodoro e de pouca coloração.É constituída de uma mistura de ésteres de alto peso molecular, sem as impurezas e odores que a lanolina animal apresenta. Também é equivalente à lanolina anidra grau farmacêutico, sendo um agente condicionante, sobreengordurante, emoliente, ótimo emulsionante w/o, hidratante, plastificante, biodegradável e não-iônico.É solúvel em óleo mineral, palmitato de octila, miristato de isopropila, triglicérides dos ácidos cáprico caprílico dentre outros. É isento de materiais de origem animal.


E como saber se o produto que vou comprar tem algum desses componentes?  

Rótulos! É, rótulos. Pega e lê. 
Normalmente, quando algum creme de cabelo, por exemplo, tem colágeno, vem bem explícito no rótulo, logo na frente. 
Mas e se não não estiver escrito? Não é porque não está na frente, que significa que não tenha colágeno, por exemplo, em sua composição. Então você vira, olha a parte de trás, lá em Ingredientes, sim, naquelas palavras pequenas e complicadas de entender, e vai lendo. 
Às vezes está em inglês, 
Queratina - Keratin; 
Colágeno - Collagen; 
Tutano - Marrow,  
Lanolina - Lanolin. 
Se você é vegano/vegetariano tens de sair com tempo quando for comprar alguma coisa, tempo e paciência, porque vai precisar! Não adianta ir com pressa, porque se não quer fazer mau aos animais, terá de ler tudo com atenção.
E como vou saber se é vegetal ou não? Se for vai estar escrito, por exemplo, Queratina Vegetal. Quando é vegetal, na maioria das vezes vem escrito na frente mesmo, bem grande. Mas e se não estiver? Funciona do mesmo jeito, Então você vira, olha a parte de trás...


Então, é isso. O que você precisa é de tempo paciência e atenção. 
Boa Sorte e Leia os Rótulos!












18 comentários:

  1. Olá Rafa!
    Fico feliz em saber que gostou e obrigada por compartilhar :D
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. vc eh uma fofa.gostei do seu site, seu mensageiro do vento fazendo barulhinho... e o som, muito bom. Sou vegana e te desejo sorte p driblar seus pais.um bj
    Aghata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. c: Olá Aghata!
      Muito obrigada. Fico feliz demais em saber que gostou ♥
      E consegui chegar ao Veganismo, com muita luta, mas consegui. Dia 25 completo 6 meses hehe

      Beijão

      Excluir
  3. Boa noite!
    Obrigada, a sua informação me ajudou, eu não sabia que tinha colágeno vegetal.
    Silvana
    BH/MG-28/11/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana!
      Eu descobri não faz muito tempo, mas é complicado encontrar produtos com colágeno vegetal.

      Abraços ^_^

      Excluir
  4. Ei, amei tudo. Sou vegetariana e vivo procurando informação para mostrar para amigos e familiares o porque da minha escolha em salva-los. Parabéns.
    Beijos e fica na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informação sempre é bom. As pessoas fazem muita confusão com veg(etari)anismo porque não conhecem o suficiente. Propague, divulgue! Obrigada. Abraço!

      Excluir
  5. Tão jovem e já num caminho de sabedoria! Parabéns, muito bem escrito o seu artigo. Também sou vegetariano(há mais de 25 anos). A leitura dos rótulos de produtos é realmente um ponto importante, mas com o tempo vc. formará o seu conhecimento à respeito de tudo o que precisa p/ viver e não mais perderá tanto tempo pesquisando ou buscando produtos.
    A vida deve ser vivida de forma simples e feliz, portanto "desencane" se por acaso tiver que abrir mão de alguma coisa para que possa atender às demandas de seu coração tão evoluído e amoroso. Essa é a verdadeira joia que merece toda atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente estou mesmo abrindo mão de algumas coisas, estou tentando viver de modo mais simples e abandonar os excedentes. Está sendo bem melhor assim..

      Obrigada! E me visite quando puder :)

      Excluir
  6. ...
    VIDA&CONSCIÊNCIA...
    Gratidão Sempre*

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo pela informação! Faça mais posts assim. Grata!

    ResponderExcluir
  8. Vc conhece algum colageno para ingerir que seja sintético?

    ResponderExcluir
  9. Oi, por favor, alguma dica de tonalizante verde vegano? Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. "Colágeno Vegetal - colágenos “sintéticos” que alguns chamam de “colágeno vegetal”, é uma mistura de produtos químicos que garantem a mesma função." É claro que isto não é bom pra saúde humana! Passo longe de produtos sintéticos! Faz mal para o ser humano, faz mal para o planeta!

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz que esteja aqui, você é livre para opinar.
Agradeço-lhe caso não use palavras ofensivas para se "expressar."
Lembrando que comentários em ANÔNIMO são permitidos, pois acredito que se eu não permitisse, estaria criando assim uma ditadura. Mas não se intimide em comentar publicamente.

Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...