Páginas

TRANSLATE

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Cochonilha

Você como insetos? 

cochonilha_iogurte 

Talvez nunca tenha passado pela sua cabeça que você possa estar comendo insetos em seus alimentos, como por exemplo, biscoitos de morango, chicletes de morango, iogurte de morango... Não está entendendo? Leia abaixo a informação que retirei do site Pipoca de Bits

cochonilha folha




     Originário do México, este bichinho mede de 2 a 5 milímetros de comprimento e se alimenta da seiva de cactos e outras plantas.

A cochonilha é utilizada na fabricação de muitos produtos, entre eles biscoitos, geleias, sobremesas e até mesmo alguns cosméticos. Quando for ao supermercado da próxima vez, cate algum produto de cor vermelha e procure pelo C.I. 75470, E120 ou "Corante natural carmim de Cochonilha".

No Brasil ela é considerada uma praga de jardim, causando aquelas bolinhas brancas com aparência de algodão próximas às folhas, enfraquecendo a planta e atraindo formigas.

Defensores dos direitos dos animais, além dos vegetarianos, protestam contra o uso do corante pois cerca de setenta mil insetos precisam ser mortos para se obter meio quilo de corante. Aparentemente os protestos deram resultado pois a rede de cafeterias Starbucks, que utiliza o corante proveniente da cochonilha para suas bebidas e cupcakes de cores vermelhas, como as de sabor morango, vai mudar para o uso do licopeno, que é extraído do tomate,melancia, goiaba e outras frutas. 


Para evitar o consumo desse pobre inseto, o único jeito é ficar de olho nos rótulos. É meio complicado lembrar desses códigos, então faça assim, anote no bloco de notas do seu celular e toda vez que for comprar alguma coisa de cor vermelha, rosa, laranja, ou algo semelhante, leia bem o rótulo e verifique se os códigos encontrados lá correspondem aos mesmos que você tem anotado. Ah!, mas fique de olho, pois eu já achei cochonilha em chicletes de uva, e já ouvi dizer que está presente em alguns produtos de laranja! 
Boa Sorte e bastante ATENÇÃO! 

— Outros códigos usados são: INS 120 e Corante Natural Ácido Carmínico.
— Lembrando que esse corante pode aparecer também em cosméticos! Batons vermelhos, por exemplo.

Um comentário:

  1. Já tinha lido sobre isso numa revista com entrevista da Kibon. Eca! De lá pra cá, sempre leio os rótulos. É nojento e desnecessário.

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz que esteja aqui, você é livre para opinar.
Agradeço-lhe caso não use palavras ofensivas para se "expressar."
Lembrando que comentários em ANÔNIMO são permitidos, pois acredito que se eu não permitisse, estaria criando assim uma ditadura. Mas não se intimide em comentar publicamente.

Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...