Livre de Crueldade - Selo
Essa expressão significa, ao pé da letra, livre de crueldade, e é geralmente usada em produtos que não são testados em animais.
Como assim? No mundo inteiro indústrias farmacêuticas e cosméticas submetem animais domésticos (cachorros, gatos, ratos, sapos etc) à vários tipos de testes químicos e laboratoriais, realizados para ditos "fins científicos para uso em seres humanos" antes de irem para as prateleiras das lojas, farmácias e supermercados.
A verdade é que essas experiências não têm nada de humano, muito pelo contrário, são realizadas geralmente sem anestesia, o que as torna muito dolorosas para os animais, em muitos casos causando a morte imediata ou uma vida de intenso sofrimento.
Muitas pessoas, empresas e entidades ligadas a proteção animal se opõem a essas práticas, por isso são chamadas de anti-vivisseccionistas. Há também aquelas que fazem uso da ação direta para libertar animais de laboratórios.
Em países do mundo todo, empresas "humanitárias", com ideais anti-vivisseccionistas, criaram produtos seguros para os consumidores, que são testados de várias maneiras, mas nunca se utilizando de animais.
Essas empresas criaram um selo de identificação que são colocados nas embalagens dos produtos. O selo tem um coelho desenhado com o símbolo de proibido, e sempre acompanhado da frase "cruelty free".
Adoooro ver um selinho desses em embalagens! Uma pena ainda não ser obrigatório colocá-lo né ):
ResponderExcluirOlá!
ExcluirAh, eu também. É uma maravilha saber que comprou um produto livre de crueldade.
Mas realmente, é uma pena mesmo não ser obrigatório.
Já vi em algumas embalagens, mas são raras.
rsrs
Beijos. Obrigada pela visita e pelo comentário ;)