Páginas

TRANSLATE

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Testes em Animais




Quase todas as experiências científicas são realizadas em animais. Experiências na área de genética, na área farmacêutica, nas descobertas de novos remédios e vacinas,na área estética, em escolas e universidades. Antes do ser humano ir ao espaço, um outro ser vivo foi enviado antes, como experiência. Empresas que fabricam perfumes, cosméticos, cremes, sabonetes realizam experiências em animais antes de lançarem suas mercadorias. Será que é justo que os animais de laboratório sofram para que 
possamos usufruir dos produtos que a vida moderna nos oferece? 


OS TESTES MAIS COMUNS

>>Teste de Irritação dos Olhos
É utilizado para medir a ação nociva dos ingredientes químicos encontrados em produtos de limpeza e em cosméticos. São observadas as reações causadas na pela e nos olhos de animais. Em testes para a irritação dos olhos, os produtos são aplicados diretamente nos olhos dos animais conscientes. Durante o período do teste que normalmente dura uma semana, os animais podem sofrer de dor extrema e mutilação e geralmente ocorre a cegueira. Para prevenir que os bichos arranhem os olhos, são imobilizados em suportes, de onde somente as suas cabeças se projetam. É comum que seus olhos sejam mantidos abertos permanentemente através de clips de metal que seguram suas pálpebras. O teste normalmente causa danos irreparáveis aos olhos dos animais, deixando-os ulcerados. No final do período eles são mortos para averiguar os efeitos internos das substâncias experimentadas. Os coelhos são os animais mais utilizados nos testes Draize porque são baratos e fáceis de manusear: seus olhos grandes facilitam a observação dos resultados.
             
           
>>Teste Draize de Irritação Dermal
Consiste em imobilizar o animal enquanto substâncias são aplicadas em peles raspadas e feridas (fita adesiva é pressionada firmemente na pele do animal e arrancada violentamente; repete-se esse processo até que surjam camadas de carne viva). Substâncias aplicadas à pele tosada do animal.

>>Teste LD 50
Abreviatura do termo inglês Lethal Dose 50 Perercent (dose letal 50%). É o teste para detectar qual a quantidade de substância que matará a metade do grupo de animais, num tempo pré-determinado, se ingerida ou inalada forçadamente ou, exposta de alguma maneira. Criado em 1920, o teste serve para medir a toxicidade de certos ingredientes. Cada teste LD 50 é conduzido por alguns dias e utiliza 200 ou mais animais. Durante o período de teste, os animais normalmente sofrem de dores angustiantes, convulsões, diarreia, supuração e sangramento nos olhos e boca. No fim do teste, os animais que sobrevivem são sacrificados. Anualmente, cerca de 4 a 5 milhões de animais nos EUA são obrigados a inalar e a ingerir (por tubo inserido na garganta) loções para o corpo, pasta dental, amaciantes de roupa e outras substâncias potencialmente tóxicas. Mesmo quando o LD 50 é usado para testar substâncias claramente seguras, é praxe buscar a concentração que forçará a metade dos animais à morte. Assim os animais têm de ser expostos a exorbitantes quantidades das substâncias proporcionalmente impossíveis de serem ingeridas acidentalmente por um ser humano. Este teste prova ser ineficaz porque os resultados variam muito dependendo da espécie do animal utilizado. Um prognóstico seguro da dose letal para os humanos é impossível de ser detectado através dos animais.

>>Testes de toxidade alcoólica e tabaco
Animais são obrigados a inalar fumaça e se embriagar, para que depois sejam dissecados.

>>Experimentos na área da psicologia
Estudo comportamental, incluindo privação da proteção materna e privação social na inflição de dor, ou seja, afastar os animais da convivência de outros animais, para a observação do medo; no uso de estímulos aversivos, com choques elétricos para aprendizagem; e na indução dos animais a estados psicológicos estressantes, como afastando-se os filhotes recém nascidos de sua mãe, por exemplo.

>>Experimentos armamentistas
Os animais são submetidos a radiação de armas químicas e biológicas, assim como a descargas de armas tradicionais. São expostos, ainda, a gases e são baleados na cabeça, para estudo da velocidade dos mísseis.

>>Pesquisas dentárias
Os animais são forçados a manter uma dieta nociva com açúcares, e hábitos alimentares errôneos para, ao final, adquirirem cáries e terem gengivas descoladas e a arcada dentária removida.

>>Teste de colisão
Os animais são lançados contra paredes de concreto. Babuínos, fêmeas grávidas e outros animais são arrebentados e mortos nesta prática.

>>Dissecação
Animais são dissecados vivos nas universidades e outros centros de estudo.

>>Práticas médico-cirúrgicas
Milhões de animais são submetidos a cirurgias nas faculdades de medicina.


ALTERNATIVAS

 São recursos educacionais ou abordagens educativas que substituam o uso 

de animais ou complementem práticas humanitárias de ensino. A educação humanitária no ensino de ciências pode ser encontrada quando: 
- estudantes são respeitados em sua liberdade de escolha e opinião 
- animais não são submetidos a sofrimento ou mortos em praticas educativas 
- os objetivos educacionais são obtidos utilizando-se métodos e abordagens alternativas 
- a educação estimula a visão holística e o respeito à vida 

Conheça as alternativas clicando AQUI 


EMPRESAS QUE TESTAM E QUE NÃO TESTAM 

Essa é uma listagem muito ruim, porque? Nem sempre estão completas, às vezes estão desatualizadas. 
Eu conheço empresas, como por exemplo a Yabae, que não realiza testes em animais, porém nem sempre está presente nas listas que os sites nos fornecem. 
O jeito é pesquisar, e ficar atento aos rótulos.
E cuidado!, há vários blogs com listas desatualizadas das empresas que testam e que não testam, um  exemplo presente em várias  dessas listas é a Avon, que havia parado de testar há 20 anos, porém voltou com os testes em 2011. 
Dá para confiar nesses sites/blogs? Sim, mas como já disse, a listas que eles fornecem muitas vezes estão desatualizadas, então faça uma boa pesquisa, não confie no primeiro que aparecer (não estou desmerecendo nenhum site ou blog!) 
A lista mais confiável é a do Projeto Esperança Animal (PEA). A página Diga não aos testes em animais  é ótima para se informar a respeito das empresas, ele fornece listas já prontas e atualizadas, e caso você tenha alguma dúvida é só perguntar que a dona da página responde. Um espaço legal também é o site ViSta-se, você pode achar algumas informações lá.  

Clica aqui 




FONTE: AILAPEA




2 comentários:

  1. Adorei seu blog. Estou seguindo. Também sou vegetariana. Mas meu marido e meu filho não... faz pouco tempo que decidi, por isso ainda tenho muito o que aprender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada. Entendo, é fácil tomar consciência, mas não é tão fácil conscientizar os outros. É importante continuar sempre tentando. Boa sorte.
      Beijos.

      Excluir

Olá!
Fico feliz que esteja aqui, você é livre para opinar.
Agradeço-lhe caso não use palavras ofensivas para se "expressar."
Lembrando que comentários em ANÔNIMO são permitidos, pois acredito que se eu não permitisse, estaria criando assim uma ditadura. Mas não se intimide em comentar publicamente.

Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...