Resolvi aderir a ''onda do amendoim'' e fiz minha pasta em casa ♡ Ficou maravilhosa! Irei postar a receita, que é super simples, nem sei se dá para chamar de receita haha. E tenho uma coisa para contar, pasmem: eu não amo paçoca. Gosto do amendoim, bastante da pasta, mas não acho paçoca o melhor doce vegano como dizem por aí, gosto muito mais de um docinho de banana caseiro. Então, vamos lá?
Ingredientes
500g de amendoim torrado, sem pele e sem sal.
Açúcar e sal opcional.
Preparo
Se você tiver comprado o amendoim já pronto, é só colocar no liquidificador. Mas se for usar aquele que vem com pele vermelha, coloque em uma forma grande e deixe no forno por um tempo, só o suficiente para a casca soltar, não é para deixá-lo preto! E retire bem a casca para não alterar o sabor.
Depois do amendoim torrado, coloque aos poucos no liquidificador (acho que pode usar processador também). Não dá para colocar tudo de uma vez no liquidificador porque fica muito "pesado" e ele pode não bater ou/e queimar.
Comece a bater e acrescente o açúcar e o sal. Algumas pessoas nem mesmo colocam. Mas caso queira, aconselho colocar o açúcar aos poucos e experimentar para saber se está na quantidade correta para você. O sal é só uma pitada, porque não é para deixar com gosto de paçoquinha, porém pode também, se assim for de seu agrado.
É só isso ? Sim! Não precisa de água ou óleo. Porque quanto mais bate, mais amolece. O calor faz com que o óleo do amendoim seja liberado e crie a consistência cremosa - acho que dá para perceber na foto. Parece que nunca vai amolecer, que não vai virar pasta, mas acontece tudo isso sim. É só ter paciência, bata devagar, pode demorar mais ou menos 15min. Primeiro ele vira tipo uma farinha, depois começa a ficar úmido. Continue a bater e ao final estará super homogêneo.
Fica gostoso com pão, torrada, biscoito, frutas, puro. Use a criatividade!